Sobre

Análise de Ferramentas para Prensas Dobradeiras

Ferramenta com desgaste excessivo nos raios dos canais ocasionados, possivelmente, por dobra de chapas oxicortadas ou corrugadas.

Algumas das marcas encontradas nas ferramentas podem ter sido ocasionadas pela dobra de chapas grossas, com máquina regulada para dobra de chapas finas.

Interior do canal danificado pela dobra de chapas furadas ou com rebarba. Uma solução para esse problema é fazer o rebaixo do canal  ou então utilizar ferramentas que contenham um postiço de aço-ferramenta.

A situação acima pode ocorrer com ferramentas que tenham têmpera total, cujo material encontra-se com baixa tenacidade. Também pode ocorrer em casos de dobra de chapas grossas, conformadas em canais projetados para dobra de chapa fina.

Neste caso a ferramenta entortou devido a colocação de um material não adequado para a ferramenta.

Exemplo : Ferramenta projetada para material de 1,2mm e foi utilizado material de 3mm.

Análise de Facas

Lasca provocada pela regulagem inadequada, ou seja, em toda sua extensão ponto a ponto a folga entre as facas, ocasionando rebarba na chapa e fazendo com que ocorra atrito da mesma com a faca quando esta retorna à posição de origem.

Marca provocada pela entrada da chapa entre as facas inferior e superior devido à regulagem inadequada da folga entre as facas.

O aperto excessivo do parafuso, somado à utilização de alavanca e o uso de parafuso temperado ou curto podem acarretar na quebra da região de furo da faca.